Terno, Paletó ou Blazer?

Será que você sabe a diferença entre o Terno, o Paletó e o Blazer? E o momento mais adequado para usar cada um? Por incrível que pareça, estas peças são diferentes umas das outras e hoje daremos dicas essenciais para usá-las de forma correta.

O Terno

O terno tradicionalmente é formato por paletó, colete e calça de alfaiataria. Se usado sem o colete, chamaremos de Costume. Hoje em dia tornou-se raro encontrar, o que chamamos de terno completo, nas lojas. Entretanto esta composição é de extrema elegância e bom gosto. Se elaborada em um tecido de alta qualidade e modelagem sob medida, esta qualidade e elegância é duplamente assegurada.

Um terno com estas qualidades é o cartão de visita do homem. Desde uma entrevista de emprego a um casamento, o terno é um traje clássico que confere seriedade e confiança a quem o utiliza. Quando usado, o dress code é o de Traje Social (ou Passeio completo).

O Paletó

O paletó nada mais é que o casaco do terno. Por se tratar de uma peça de alfaiataria, seu uso independente do colete e calça também de alfaiataria, deve ser feito com extremo cuidado pois não será qualquer combinação que cairá bem.

Se usado em lugar do blazer, o paletó deve acompanhá-lo em eventos onde contar no convite o uso obrigatório de Esporte Fino. Ainda assim com o extremo cuidado já citado.

Blazer

Já o blazer é o modelo mais casual de todos. Pode ser encontrado em diferentes tecidos e cores, possibilitando a criação de vários looks. Os blazers são, normalmente, um pouco mais curtos que o paletó, podendo chegar a ser quase do mesmo comprimento, porém nunca maior.

Em reuniões, passeios ou recepções onde o convite constar Esporte Fino, seu uso é essencial. Durante o dia as cores claras são benvindas e a noite vá de cores escuras. O uso da gravata fica a escolha e os sapatos devem ser os sem brilho.

Equipe Maximus Rigor

About these ads

4 respostas em “Terno, Paletó ou Blazer?

  1. Olá, boa tarde!! Tenho 1.70 de altura e peso 55 quilos. Quanto de tecido two way gastaria para fazer um terno completo? Obrigado!

  2. bom dia porque é tão difícil encontrar alfaiates, nesta região norte a qual eu vivo, e outra pergunta, existe um site seguro no qual podemos comprar tecidos de camisaria e alfaiataria seguro e de confiança na internet?

    • Não diríamos que é difícil encontrar alfaiates, mas bons alfaiates. A maioria dos alfaiates tradicionais estão falecendo devido a idade avançada ou com problemas de saúde, especialmente a visão que é primordial neste trabalho artesanal. São poucos os jovens que se interessaram por esta profissão e ainda são aprendizes. Preferem a informática ou outras carreiras modernas. Eventualmente um ou outro se sobressai no talento. Quanto a compra de tecidos pela internet não é lá muito recomendável, pois tecido tem sentir pelo toque, escolher a cor, ver o selo de qualidade. O tecido mais elegante e mais procurado atualmente é a lã fria em suas diversas variações. Um corte de tecido para terno de tamanho normal requer cerca de 3,5 metros. Para camisaria procure um fio 80 ou fio egípicio que são ótimos. Caso queira encomedar um bom terno em tecido nobre e uma camisa social envie um e-mail para maxrigor@maximusrigor.com.br em Sâo Paulo que é uma alfaiataria respeitada e reconhecida pela sua qualidade. Terá toda a orientação necessária para a condução dos trabalhos pela internet, desde o orçamento com opções de tecidos, instrução de como tirar as medidas e envio pelo Correio, com garantia de recebimento do serviço no prazo contratado. Desejamos sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s