O terno certo para a entrevista de emprego

Aproveitando o ensejo da dúvida de um leitor, trazemos um post esclarecedor, sobre o terno mais adequado para uma entrevista de emprego.

Sabemos o quão importante é vestir-se de acordo com a ocasião. Passar uma boa impressão em uma entrevista, é tão fundamental quanto um currículo bem elaborado. Por isso, tome nota destas dicas e garanta um lugar de destaque.

Tipos de tecido

Os tipos de tecido mais apropriados para ocasiões como estas são os de lã pura (Super 100 ou Super 120) pois conferem uma apresentação mais elegante aos ternos. Estes tecidos nobres são próprios para impressionar, também, em uma reunião ou festa chic.

Devem ser evitados os tecidos sintéticos (feitos com Poliéster) e tecidos mistos (Tropical) como o Oxford (ideais para ternos de uso no dia a dia).

Corte

O corte italiano é um corte mais moderno e querido, entre muitos homens, por se tratar de um terno mais acinturado, com mangas mais estreitas e justo no peito. Acompanha calça de cós mais baixo, justa na região das coxas.

Para quem deseja transitar entre dois estilos, há o corte inglês que é solto, porem levemente acinturado. A calça é mais justa mas não grudada no corpo.

Por fim, o corte clássico (ou americano) é ideal para quem está um pouco acima do peso pois é reto, solto e confortável.

Abotoamento

Este item está inteiramente ligado a seu tipo físico e estilo.

Terno de 1 botão – Deixa a lapela mais comprida e um visual moderno. É adequado para quem tem um pouco de barriga.

Terno de 2 botões – Equilíbrio perfeito para jovens que estão em excelente forma física.

Terno de 3 botões – Quem faz o estilo tradicional prefere, em geral, o terno de três botões, pois, além do ar de seriedade, destaca o combo colarinho e gravata.

Cor

Prefiro tons escuros como o preto e o azul marinho. No frio pode-se usar colete e o risca de giz também é bem vindo. Estas opções de cores e combinações configuram Traje social ou Passeio completo. 

Camisa

No caso de ternos de cores lisas, a camisa poderá ser tanto lisa quanto levemente listrada (sendo a primeira opção a menos arriscada para combinações). No caso do terno risca de giz a regra acima deve ser observada com o dobro de cuidado para evitar gafes. Leia mais sobre colarinhos.

Gravata

A gravata é um dos itens que merece ainda mais atenção. Segundo Oswaldo Muller, sócio consultor da Maximus Rigor, “os modelos da moda são os estilos slim, com corte reto ou com ponta. As novas gravatas têm largura variando de 5 a 7 cm na sua base inferior. As de corte reto e mais estreitas são as preferidas do jovens para acompanhar seus ternos curtinhos e “colados” ao corpo.  Entretanto as clássicas gravatas mais largas também não saíram de moda e são recomendadas para pessoas altas ou grandes, bem como para aqueles que ostentam uma bela barriga.”

Quanto a combinação de cores e padronagens, a regra é muito semelhante a da camisa. Para consultar se sua escolha está de acordo, veja nossa tabela de combinações.

Acessórios

Veja nossas outras dicas da escolha do sapato ideal para cada ocasião e confira nossa lista completa de acessórios complementares para seu terno.

Equipe Maximus Rigor.

Anúncios

2 respostas em “O terno certo para a entrevista de emprego

  1. Pingback: Terno, Paletó ou Blazer? | Terno da Moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s