Ternos dos técnicos

Cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, revelaram os resultados de um estudo sobre os efeitos da aparência dos treinadores esportivos e como esse visual pode influenciar diretamente nos grupos por eles comandados. O Jornal Internacional de Psicologia do Desporto publicou o trabalho, que abre boas discussões sobre como moda e esporte podem caminhar juntas – e ainda provocar reações nos atletas.

Segundo um dos autores da tese, Dr. Richard Thelwell, a percepção é a de que a roupa pode ter um efeito direto sobre as percepções dos jogadores em relação à capacidade do treinador. E por meio dela que ele é capaz de transmitir características como a habilidade técnica, para motivá-los e levá-los à vitória.

O estudo captou a reação de 97 homens e mulheres, que observaram fotografias de quatro diferentes treinadores e suas vestimentas. O profissional magro e devidamente trajado num terno obteve a melhor pontuação entre os participantes, e conseguiu transmitir melhores capacidade técnica e competência na formação, desenvolvimento e motivação de seus jogadores.

Os treinadores com seu largos e confortáveis uniformes transmitiram conhecimento técnico, mas pouca capacidade para transmitir suas estratégias e construir o caráter de seus atletas.

O consultor de moda Gustavo Sarti concorda com o estudo britânico. Para ele, não há dúvida sobre o terno e sua influência no ambiente social.

– Reparei que, durante a Copa do Mundo da África do Sul, o ex-jogador e técnico da seleção argentina Maradona mudou totalmente seu estilo. Passou a vestir-se com um terno cinza escuro, em todos os jogos. Sem dúvida, ele passou mais credibilidade ao público daquela forma do que quando usava aqueles enormes casacos de uniforme. Passavam uma impressão desleixada também em seu trabalho.

As peças que compõem a indumentária, o chamado terno moderno, nasceu na Corte Francesa e ainda era constituído de colete e bermudas até o joelho. Ganhou o formato até hoje utilizado durante a Revolução Industrial inglesa.

– O terno está sempre associado a ocasiões mais formais, profissões que exijam certa pompa e seriedade. A elegância dos treinadores dentro de seus ternos também se transforma em confiabilidade e credibilidade, tanto para seus subordinados, quanto para a sua torcida.

Mas Sarti alerta: não existe certo e errado na moda dos treinadores de futebol. O importante é sempre pensar na mensagem que estes profissionais desejam passar ao seu grupo.

– O líder de terno quer fazer justiça a seu cargo de confiança e transmitir segurança, confiança a todos. Já o líder de agasalho quer deixar claro que, apesar de líder, joga junto, veste a camisa, é mais um na equipe, literalmente. Cada um veste a liderança de acordo com o que quer passar. E não há nenhum problema estético nisso.

Destaque para o Leonardo com terno e gravata slim fit.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ternos modernos slim fit

Referência da matéria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s